A exposição “Women4multulateralism” é uma iniciativa da Delegação da União Europeia nas Nações Unidas em Genebra e da Missão Permanente do Gabão e representa mulheres líderes dos países com Missões Permanentes em Genebra (contemporâneas ou históricas), que promovessem a causa do multilateralismo, dos direitos humanos (incluindo os direitos das mulheres), do desenvolvimento ou da paz e segurança, dando visibilidade ao seu trabalho. A exposição integra ainda jovens ativistas femininas que perseguem estes ideais a nível das bases, bem como mulheres que lideram o processo multilateral ocupando posições de topo na ONU ou noutras Organizações Internacionais.
A exposição foi projectada no “Mur des Réformateurs” de Genebra, em março de 2022 e integra mais de 110 mulheres de uma vasta gama de campos e origens: desde mulheres políticas, a negociadoras da paz e ativistas de base, do desenvolvimento sustentável, aos direitos humanos e alterações climáticas. A campanha foi igualmente projetada no edifício da ONU em Viena, a 8 de março e na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) a 8 de março.
Ética global para problemas globais : “Maria Lourdes Pintasilgo foi a primeira, e até hoje continua a ser a única mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra de Portugal. Ela foi também uma das primeiras mulheres a ocupar este cargo na Europa e no mundo. Ela fez lobby para modernizar o sistema de proteção social do país e tornar a segurança social universal. Ela foi também a primeira embaixadora do país na UNESCO”.