Publicações

Para um novo paradigma: Um mundo assente no cuidado

Antologia de textos escritos por Maria de Lourdes Pintasilgo, com prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa e posfácio de Maria João Seixas. Edições Afrontamento.

Esta publicação resultou da vontade em tornar acessível ao público o pioneirismo e a atualidade do pensamento de Maria de Lourdes Pintasilgo, a transdisciplinaridade em que se movia, a ousadia de algumas das suas perspetivas e as suas próprias ideias sobre o mundo. Continuar a ler…

Arquivo da Comissão da Condição Feminina

Em Janeiro de 2010 o Centro de Documentação e Publicações (CDP) da Fundação Cuidar O Futuro (FCF) e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade do Género (CIG) iniciaram o projecto de recuperação, tratamento e organização de parte do Arquivo Histórico da Comissão da Condição Feminina, designadamente a documentação relativa à sua instalação (1974), à presidência de Maria de Lourdes Pintasilgo, ao Ano Internacional da Mulher (1975), às iniciativas que decorreram do Plano de Acção Mundial para a Década da Mulher das Nações Unidas (1976-1985) e à sua institucionalização (1977). Continuar a ler…

Ética do Cuidado e Solidariedade Planetária

Pelo 10º aniversário do falecimento de Maria de Lourdes Pintasilgo, apontamento sobre Ética do Cuidado e Solidariedade Planetária.

Maria de Lourdes Pintasilgo continua a agir pela palavra.

Maria de Lordes Pintasilgo (MLP) propõe uma nova atitude ética relacionada com a capacidade de cuidar. Trata-se de uma ética que se vai repercutir em todos os aspetos da vida humana. Neste contexto assume relevância uma nova forma de solidariedade. MLP utiliza a expressão solidariedade planetária como valor que se estende à complexidade do real em vez de se restringir ao mundo social das relações humanas, uma solidariedade completa e abrangente com implicações profundas em cada uma das partes do(s) sistema(s). Continuar a ler…