A Propriedade Alto da Praia
A associação Graal instituiu a Fundação Cuidar o Futuro atribuindo-lhe a Propriedade Alto da Praia enquanto meio patrimonial, património financeiro inicial da Fundação Cuidar o Futuro.
A propriedade designada por Alto da Praia tem sido utilizada para atividades coletivas da própria Fundação, workshops, conferências a nível nacional e internacional, grupos de trabalho, escritório e arquivo da FCF e, ainda, para alugueres a outras instituições com o objetivo de obter financiamento para sustentar a gestão da Fundação e garantir a auto-sustentabilidade financeira. Assim como, tem sido promovida a exploração de parte da vivenda enquanto alojamento turístico, atividade secundária, com o mesmo objetivo.
No terreno da propriedade está em curso o Programa Ambiental: Transitar para a Sustentabilidade e o Cuidado inserido no quadro dos objetivos da Fundação: Aprofundar e enriquecer o conceito e a prática de qualidade de vida nas suas dimensões social, ambiental, económica e cultural, em Estatutos da FCF, art.º 4º 2a).
Descrição da propriedade
A propriedade “Alto da Praia” situa-se no Parque Natural Sintra-Cascais, nas escarpas da encosta marítima da Praia Grande, Colares, Sintra. É uma propriedade com cerca de um hectare, com terreno rústico onde decorre um programa de recuperação da vegetação autóctone, e uma vivenda com dois apartamentos, duas garagens, jardim, piscina, churrasqueira e um largo terraço com vista para o mar. É utilizada para programas/ encontros de carácter social e cultural, assim como para acontecimentos festivos, para encontros de trabalho, e ainda como secretariado da Fundação Cuidar o Futuro (FCF).
Tendo em vista o apoio financeiro às atividades da FCF, um dos apartamentos da vivenda está inscrito no Turismo de Portugal como “Alojamento Local” sob a designação de “Alto da Praia Villa” disponibilizando cinco suites, sistema B&B e promovendo um acolhimento personalizado. Atualmente as reservas são feitas na plataforma AirBnB onde estão disponíveis os anúncios.
O “Lugar Alto da Praia” é um lugar cheio de história, um lugar privilegiado pela passagem de muitas pessoas que com Maria de Lourdes Pintasilgo sonharam a construção de contextos de promoção de uma humanidade aberta a “cuidar o futuro”, que vieram aprofundar e enriquecer o conceito e a prática de vida em qualidade nas suas dimensões social, ambiental, económica, cultural e espiritual, no encontro com pessoas de diversas origens e com a natureza. O Lugar Maria de Lourdes Pintasilgo é um espaço com vida e valor que vai sendo recriado na medida em que vai sendo reabitado.
É justo mencionar aqui que muitas das intervenções de conservação e beneficiação da propriedade tendo em vista a sua preservação têm sido possíveis com o apoio e colaboração de donativos e voluntariado.