Literacia, Mulheres e Liderança   —

Literacia, Mulheres e Liderança: Introdução ao programa

O programa Literacia, Mulheres e Liderança da Fundação Cuidar O Futuro, elaborado em Maio de 2003 com Maria de Lurdes Pintasilgo, surge na base de uma longa experiência de programas e projectos de alfabetização, formação e conscientização de mulheres realizados pela fundadora Associação Graal.

Em 2003 constatámos, ainda com Maria de Lurdes Pintasilgo, que os programas de igualdade entre homens e mulheres deixavam em aberto a questão da liderança das mulheres, limitando-a à lógica de aumentar o número das mulheres nos postos de tomada de decisão. Decidimos que era importante tentar elaborar novas propostas educativas.

Ao verificar a importância da filosofia e metodologia de conscientização de Paulo Freire na elaboração destas novas propostas, vimos, por um lado, a necessidade de uma análise crítica dos seus postulados, por outro, a necessidade de alargar o objectivo de alfabetização a novas dimensões de literacia, nomeadamente a liderança.

Maria de Lourdes Pintasilgo

Este programa parte da inspiração estruturante de Paulo Freire e Maria de Lourdes Pintasilgo. Constatar a actualidade do pensamento de ambos não pressupõe apenas a necessidade de contestação das dinâmicas societais dominantes, mas implica também uma tarefa árdua e constante de alargar as redes de resistência a um mundo cada vez mais desumano, em que a qualidade de vida de todos os seres vivos está a deteriorar-se dia após dia.

Objectivos gerais do programa

• Aprofundar e «re-fundamentar» o trabalho de liderança numa perspectiva de uma ética do cuidar;
  • Criar novos laços sociais e trabalhar «em rede» para melhorar a qualidade de vida através de lideranças partilhadas, tanto em contextos de trabalho profissional, como em contextos de vida pessoal e cívica;
  • Fomentar parcerias.

Fase II (Janeiro 2009 – Dezembro 2011)

Esteve em curso a elaboração de um segundo projecto de investigação-acção intitulado Literacia para a Igualdade de Género e Qualidade de Vida: Lideranças Partilhadas.

Este projecto realizou-se no âmbito do Programa Literacia, Mulheres e Liderança e o Programa Desenvolvimento e Qualidade de Vida.

A fase experimental do projecto teve início no dia 16 de Maio com a realização de um primeiro workshop intitulado A Igualdade de Género no Reinventar de Lideranças, em parceria com o Instituto Paulo Freire e a Universidade Lusófona.

São objectivos deste projecto de investigação-acção:

• Fomentar, junto de técnicos de intervenção social e educativa, a reflexão, o debate e o desenvolvimento de competências de intervenção para a promoção de processos de empoderamento e aumento da qualidade de vida das populações através de uma perspectiva de igualdade de género;
  • Promover, junto de líderes locais e/ou profissionais em lugares de decisão, e de cidadãos/ãs em geral, processos de reflexão-acção em torno das lideranças emergentes em contextos profissionais, comunitários e familiares;
  • Constituir bases empíricas e teóricas para o aprofundamento de estudos, de reflexões e de práticas consequentes para o desenvolvimento e a qualidade de vida nos âmbitos temáticos do projecto;
  • Promover a interacção entre mediadores/as culturais, dinamizadores/as dos workshops e investigadores/as para facilitar a construção – e a constante renovação – de uma praxis unificadora de aprofundamento teórico e de acção no terreno.

Fase I (Setembro 2004 – Dezembro 2008)

Em Setembro de 2004 foi iniciado o primeiro projecto de investigação-acção, intitulado Literacia de Mulheres para a Liderança que terminou em Dezembro de 2008.

São objectivos deste projecto de investigação-acção:

• Mobilizar o conhecimento teórico e prático condensado na história do Graal em Portugal relativo à conscientização de mulheres e utilizar a experiência sistematizada na elaboração de novas propostas educativas;
  • Realizar pesquisa teórica para re-fundamentar o trabalho de formação na área da liderança e novas formas de literacia;
  • Elaborar e realizar workshops de formação de mulheres para a liderança;
  • Avaliar e publicar os resultados do projecto.

Coordenação Científica

Marijke de Koning (Fundação Cuidar O Futuro; Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto)

Helena Costa Araújo (Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto)

Lugares Emergentes do Sujeito-Mulher