Projeto “Parliament for the Future of Europe (PaFutEU)” – 2022-2024
Em 2023 e 2024 a Fundação terá envolvimento no projeto “Parliament for the Future of Europe (PaFutEU)”, um projeto plurianual liderado pela Democracy International, que tem como objetivo a promoção do envolvimento das cidadãs e dos cidadãos no debate sobre o Futuro da Europa e mobilizar para as eleições europeias em 2024, dando especial atenção a grupos com menos participação e/ou em situação de maior vulnerabilidade, no caso português as mulheres jovens e/ou de percursos migratórios.
As atividades terão como ponto de partida as conclusões e temáticas da Conferência sobre o Futuro da Europa (CoFoE), e preveem uma linha de trabalho voltada para os “painéis de cidadãs e de cidadãos” e por outro um trabalho de sensibilização dos candidatos a deputados europeus.
A Plataforma portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) é parceira deste projeto e envolveu a FCF no sentido da utilização da Metodologia das Audições Públicas.
Em 2023, serão realizados 6 eventos transacionais sobre um dos tópicos da CoFoE. Os resultados do debate serão publicados em relatório final bilingue. Em 2024 serão realizados eventos nacionais num espaço-público, abrangendo um público alargado, com os eurodeputados de cada país participante no projeto.
Será da responsabilidade dos parceiros portugueses trabalhar as questões da Economia, Justiça Social e Emprego, na perspetiva das mulheres, nomeadamente das jovens e das migrantes, aplicando a metodologia das Audições Públicas. Outros temas a tratar pelos parceiros, Alemanha, Estónia, Croácia, República Checa, Bulgária e Eslovénia são a Digitalização, a Juventude, Cultura e Educação, o Clima e Ambiente, a União Europeia no Mundo e a democracia europeia.
Teve já lugar em Colónia, em janeiro de 2023, o evento de arranque do projeto, em que participámos.
A Conferência sobre o Futuro da Europa decorreu de maio de 2021 a maio de 2022 e foi coorganizada pelo Parlamento Europeu, o Conselho e a Comissão Europeia. A sua realização pretendeu assegurar um maior envolvimento e atenção dos cidadãos e cidadãs na definição das políticas e visão estratégica da União Europeia. Nesse sentido foram promovidos “Painéis de Cidadãos”, que contribuíram para a Conferência, cujo mote foi “O futuro está nas suas mãos!”