Post navigation

Destaque, Ouvir o Presente, Cuidar o Futuro   —  

Projeto “Ouvir o Presente, Cuidar o Futuro: Homenagear Maria de Lourdes Pintasilgo”

Apoio_e Parceiros

Sumário Executivo

  1. Introdução

    O projeto “Ouvir o Presente, Cuidar o Futuro: Homenagear Maria de Lourdes Pintasilgo”, foi apoiado pela Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade de Género e concretizou-se através de uma parceria com a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres.

    Teve como objetivos principais disseminar o legado de Maria de Lourdes Pintasilgo enquanto figura cívica, pública e política de relevo a nível nacional e internacional; e aprofundar, reforçar e democratizar o conhecimento e o reconhecimento da sua ação e pensamento inovador, promovendo a ação e a mobilização social, especialmente a ação das mulheres, identificando ainda pistas sobre novas propostas de organização social e de um novo compromisso coletivo para com o futuro.

    Para a concretização destes objetivos foram desenvolvidas um conjunto de atividades em três grandes áreas: Promoção de Estudos e reforço de Publicações; Mobilização cívica local através de audições públicas; e Homenagem Nacional a Maria de Lourdes Pintasilgo.

  2. Resultados

    Por um lado, a reedição, tradução e criação, de um conjunto significativo de publicações assegura não só a disseminação do legado, como apoia o seu aprofundamento, a criação de conhecimento e ações de mobilização. A disponibilização de todas as publicações a partir do sítio da Fundação, confere um fator de sustentabilidade futura, permitindo a sua divulgação generalizada e utilização. É de realçar que foi possível sistematizar e organizar o conhecimento em torno do modelo de Audição Publica num Caderno específico, tornando este modelo acessível e replicável.

    A participação em eventos e a realização de Audições Públicas permitiram, por outro lado, (re)colocar na agenda e disseminar junto de uma população-alvo mais alargada, o pensamento ético-político de Maria de Lourdes Pintasilgo, como contributo para o despertar de consciências e como base para a reflexão/ação, facto tão mais relevante quanto a sua atualidade e coerência com a Agenda Internacional do Desenvolvimento Sustentável é efetiva.

    Também a parceria com a pós-graduação do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas “Educação para a Paz Global Sustentável – Cuidar o Futuro Comum”, em que a Fundação Cuidar o Futuro colabora, permite uma aplicação sustentável dos produtos criados com o projeto, com impacto previsível na produção de conhecimento/ação.

    Embora não tenha sido possível realizar a homenagem pública prevista, por razões de cariz institucional e de contexto, que vão para além da intervenção do projeto, a equipa desenvolveu todas as ações possíveis no sentido de apoiar a mesma, em linha com o previsto na Carta de Compromisso. Promoveu reuniões, assegurou a presença em todas as reuniões convocadas pela AR, mobilizou competências e criou duas propostas alterativas de exposição, fez uma proposta de programa, mobilizou parceiros alternativos à AR.

  3. Beneficiários diretos e parceiros:

    População Organizações envolvidas Parceiros efetivos
    4 652 (H/1.532; M/3.120) 83 202
  4. Divulgação

    • Criação de página do projeto no site da PpDM: http://plataformamulheres.org.pt/mlp/

    • Criação de separador específico, com atualização sistemática, no website da Fundação Cuidar o Futuro: https://fundacaocuidarofuturo.pt/

    • Criação da página de Facebook da Fundação Cuidar o Futuro – https://www.facebook.com/fundacaocuidarofuturo/ – consolidando a sua presença online e promovendo a ampla divulgação quer da Fundação, quer do Projeto.

    • Envio de informação sobre as atividades e produtos do projeto a parceiros e órgãos de comunicação.

     https://www.antenalivre.pt/noticias/abrantes-o-pensamento-de-maria-de-lourdes-pintasilgo-e-decisivo-para-pensarmos-hoje-os-desafios-do-presente-e-do-futuro-secretaria-de-estado;
     https://www.mediotejo.net/abrantes-homenagem-a-lourdes-pintasilgo-esta-quinta-feira/;
     https://www.dn.pt/lusa/dia-da-mulher-maria-de-lourdes-pintasilgo-homenageada-em-condeixa-10655614.html;
     https://www.rederegional.com/cultura/28746-marilia-rosado-carrilho-lanca-obra-sobre-maria-de-lourdes-pintasilgo;
     https://www.delas.pt/50-momentos-da-vida-de-maria-de-lourdes-pintasilgo/pessoas/353295/ ;

    • Divulgação sistemática de atividades e produtos no sítio da CIG: Nova edição do Relatório “Cuidar o Futuro: um programa radical para viver melhor” – CIG; https://www.cig.gov.pt/2019/04/lancamento-do-livro-pensamento-etico-politico-maria-lourdes-pintasilgo/

    • Participação em reuniões e fóruns, de que é exemplo X Encuentro Hispano-Luso de Fundaciones – FUNDACIONES Y ODS, Mérida, dias 20 e 21 de fevereiro de 2019.

    • Lançamento público de produtos, tais como: i) a 2ª edição do Relatório da Comissão Independente sobre População e Qualidade de Vida “Cuidar o Futuro, Um programa radical para viver melhor”, lançada em Abrantes e em diversos fóruns, nomeadamente no Terraço, centro do Graal em Lisboa, e em sessão de técnicas/os da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género; ii) a publicação “O Pensamento Ético-Político de Maria de Lourdes Pintasilgo” por Marília Rosado Carrilho, na Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e, posteriormente, em outras cidades e fóruns ((7) Memória VIVA – 90º aniversário de Maria de Lourdes Pintasilgo | Facebook). Foi muito recentemente feita uma segunda impressão (mais 500 exemplares) por ter sido esgotada a 1ª edição.

    • Distribuição alargada de publicações.

    • Sensibilização para a utilização da existência do Arquivo Pintasilgo (www.arquivopintasilgo.pt), nas comunicações e apresentações e através dos marcadores de livros.

    • Sensibilização sobre a existência e importância da Antologia: “Para um novo paradigma: Um Mundo Assente no Cuidado – Antologia de Textos de Maria de Lourdes Pintasilgo”, nomeadamente em reuniões da PPdM e do Centro Português de Fundações (CPF) e em todos os eventos em que a FCF participou.

   A. Execução técnica do projeto

Ações executadas Resultado das ações executadas
Breve descrição
Produtos
Área A – Estudos e Publicações e Áreas Transversais Produzidos, disseminados e on-line com possibilidade de serem descarregados de forma gratuita 10 publicações, 1 folheto e 2 marcadores que a seguir se identificam: – Cadernos Temáticos Maria de Lourdes Pintasilgo e os Desafios da Sociedade Contemporânea:

Caderno 1 e 2 – Pensamento e Ação

Caderno 3 e 4 – Síntese do Relatório Cuidar o Futuro (edição em português e inglês)

Caderno 5 – Democracia Paritária

Caderno 6 e 7 – Contributos para uma nova política

Caderno 8 – O Método das Audições Publicas e o Querer Comum

– Agenda Intemporal: “à conversa com… Maria de Lourdes Pintasilgo” (textos e fotos de MLP), apenas versão física impressa.

– “Cuidar o Futuro – Um programa radical para viver melhor”, Relatório da Comissão Independente sobre a População e Qualidade de Vida – 2ª Edição com prefácio de Viriato Soromenho-Marques.

– “O Pensamento Ético-Político de Maria de Lourdes Pintasilgo – Diálogos com Martin Heidegger e Hans Jonas” por Marília Rosado Carrilho – 2ª edição, “ 1ª edição esgotada, reimpressão em maio 2020”.

– “Para um novo paradigma: Um mundo assente no cuidado” Antologia de Textos de Maria de Lourdes Pintasilgo, prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa e posfácio de Maria João Seixas”, orgs: Antónia Coutinho, Fátima Grácio, Noémia Jorge, Paula Borges Santos, Regina Tavares da Silva.

– “For a new paradigm: a world based on care – Anthology of texts by Maria De Lourdes Pintasilgo”, versão em inglês

– 1 Folheto de apresentação da FCF

– 2 marcadores de livros, nomeadamente com informação sobre o acesso ao www.arquivopintasilgo.pt.

Área B – Audições Públicas e outros eventos
– Condeixa, 9 de março de 2019 – Audição de Condeixa: Foram apresentados 13 Testemunhos. A preparação e enquadramento da Audição Pública de Condeixa teve o envolvimento das autoridades locais, incluindo o Presidente e Vice-Presidente da autarquia e de 15 dinamizadores. Envolveu diretamente 5 aldeias, 3 associações locais, 1 Grupo de Escuteiros e a Biblioteca Municipal para além de Testemunhos de 5 pessoas. Na sessão pública estiveram presentes 50 pessoas.

Neste quadro e como comemoração do 8 de março, dia anterior à Audição, o Município de Condeixa realizou uma homenagem através de uma cerimónia invocativa e uma exposição sobre a “Vida e a Obra de Maria de Lourdes Pintasilgo”. Esta homenagem mereceu destaque na imprensa, nomeadamente no DN.

– Bairro da Ajuda, em Lisboa, decorreu em vários momentos – Audição no Bairro da Ajuda: a atividade “Audições Públicas” foi concretizada em colaboração com a Cátedra UNESCO Educação para a Paz Global Sustentável, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e a Junta de Freguesia do Bairro da Ajuda. As atividades propostas consistiram na realização de Audições Intermédias envolvendo o polo Universitário e o Bairro da Ajuda.

As Audições Intermédias com alunos da Cátedra em sala de aula, envolveram cerca de 30 alunos. Foi realizada uma Audição de alunos da Universidade Sénior da Ajuda, com 8 participantes. Foi dinamizado por um grupo de alunos de Pós-Graduação no âmbito da CÁTEDRA/ UNESCO em Educação para a Paz Global Sustentável, nas instalações da Junta de Freguesia um grupo de 5 pessoas da comunidade local.

A sessão final, Audição Pública, teve lugar a 28 de fevereiro 2020, na qual foram partilhados os resultados das Audições parcelares realizadas. Nesta atividade participaram cerca de 30 pessoas de diversas entidades, representando projetos na área da sustentabilidade ecológica e do desenvolvimento pessoal. Esta Audição foi concretizada no quadro da celebração do Dia Internacional da Felicidade.

– Lousã, 8 de março de 2020 – Audição da Lousã: consulta a toda a população sobre “A Floresta e a Qualidade de Vida” – O PLANETA É MEU! É TEU! É NOSSO! NÃO O DESTRUAS.” Esta atividade foi organizada pela associação local “Arte-Via”.

Estiveram presentes na Audição cerca de 30 pessoas, das quais 20 mulheres e 10 homens. A Audição teve a participação de mulheres, homens e crianças da região cujas vidas e economias dependem/ dependiam da floresta. Foram apresentados “testemunhos” preparados antecipadamente em grupos na comunidade sobre o então e o agora e apresentadas propostas para o futuro. Foram apresentados 10 testemunhos.

– Sessões Públicas Terraço Graal, 22-02-2018, lançamento do relatório Cuidar o Futuro com António Marujo realizada

– Terraço Graal, 18-01-2019, Roda de conversa em torno do pensamento de Maria de Lourdes Pintasilgo, realizada

Alto da Praia, 15-09-2019, “Diálogos com o pensamento de MLP – As Mulheres e o Poder”

Alto da Praia, 17-08-2019, Roda de conversa sobre a Felicidade e o pensamento de MLP, dinamizada pelo Educador Vitor Quelhas.

Alto da Praia, 14-07-2019, “Diálogos com o pensamento de MLP”

Alto da Praia, 09-06-2019, “Diálogos com o pensamento de MLP”, com Maria de Belém Roseira

Entrevista Televisiva Manhãs na TV, 31-01-2018, Margarida Santos, presidente da Fundação Cuidar o Futuro, falou do Projeto “Ouvir o Presente, Cuidar o Futuro: Homenagear Maria de Lourdes Pintasilgo”.
– Colaborações Internacionais – Audições Públicas denominadas Rodas de Diálogo: alunas e alunos da Escola Poeta Manuel Bandeira e Maria Cândida e Escola Professor Machadinho, ambas em Caruaru, Nordeste Brasileiro, na promoção sobre o tema “Qualidade de Vida: um caminho construído à muitas mãos”, coordenação feita por professores e com a participação de artistas locais: os testemunhos foram entregues à FCF.

– 9 testemunhos sobre Qualidade de Vida, de alunos e alunas dirigidos, em carta, à própria MLP e enviados à FCF, numa atividade coordenada pela Universidade Federal de Pernanbuco – UFPE/ Centro Académico do Agreste – CAA Prof. Drª Tânia Basante.

Área C – Homenagem Nacional a Maria de Lourdes Pintasilgo – Disseminação do legado de Maria de Lourdes Pintasilgo enquanto figura cívica, pública, e política de relevo a nível nacional e internacional através da página institucional da FCF, da PPdM e das Redes Sociais.
– Assembleia da República
2018 – Reuniões de trabalho com o Chefe de Gabinete do Presidente da AR.
2019 – Foi enviado oficialmente por carta ao Presidente da AR uma proposta de homenagem a ter lugar durante o mês de março 2019.
Parceria com a Junta de Freguesia de Arroios, que disponibilizou espaço para preparação da exposição.
Reuniões de Trabalho com o Dr. Rui Costa Chefe de Gabinete Informação e Cultura da AR,
Programação da exposição sobre Maria de Lourdes Pintasilgo, durante o mês de abril de 2019, com inauguração a 28 de março, até 25 de abril. Caberia à FCF e à PpDM organizar, mobilizar e realizar um colóquio.
Proposta de exposição enviada.
– Identificação de parceiros alternativos para a realização da homenagem, tais como da Presidência da República e a Fundação Calouste Gulbenkian.