Publicações   —

Para um novo paradigma: Um mundo assente no cuidado

Antologia de textos escritos por Maria de Lourdes Pintasilgo, com prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa e posfácio de Maria João Seixas. Edições Afrontamento.

Esta publicação resultou da vontade em tornar acessível ao público o pioneirismo e a atualidade do pensamento de Maria de Lourdes Pintasilgo, a transdisciplinaridade em que se movia, a ousadia de algumas das suas perspetivas e as suas próprias ideias sobre o mundo. Foi organizada em torno das temáticas que mais a ocuparam ao longo da vida, refletidas e expostas em textos apresentados em diferentes contextos e países nos últimos anos da sua vida, a saber:

I – mulheres, igualdade, democracia paritária;
II – democracia, cidadania, direitos humanos;
III – desenvolvimento, qualidade de vida, população;
IV – educação, valores, cultura, religião e ética.

O prefácio desta Antologia foi da autoria de Marcelo Rebelo de Sousa e o posfácio de Maria João Seixas. No dia 15 de fevereiro de 2012 decorreu, no Centro de Informação Urbana de Lisboa, uma sessão para a sua apresentação pública, tendo a obra sido apresentada por Maria de Belém Roseira. A publicação contou com os apoios da Fundação para a Ciência e Tecnologia e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Edições Afrontamento
ISBN 978-972-36-1201-1