Post navigation

Saúde   —

Jornada Nacional de Rastreio da Obesidade Infantil

Esta jornada levou para a rua a questão de uma das mais importantes epidemias do século XXI, a obesidade infantil, pelo debate sobre a qualidade de vida das actuais e futuras gerações e pelo trade-off que coloca à sociedade sobre os custos com a Saúde.

A acção de intervenção desta iniciativa, designado Jornada Nacional de Rastreio da Obesidade Infantil, foi feita junto das populações, em zonas de grande afluência de público, como os centros comerciais, de várias cidades do país.

Nela participaram numerosos pediatras, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos, envolvendo os serviços de pediatria dos hospitais, onde estes técnicos de Saúde trabalham, os quais forneceram gratuitamente balanças, estadiómetros, etc.

A manutenção da parceria com a Sociedade Portuguesa de Pediatria e o Nestlé Nutrition Institute visou a realização da III Jornada Nacional de Rastreio da Obesidade Infantil, em 7 de Fevereiro de 2009, em várias cidades do país: Viana do Castelo, Braga, Chaves, Vila Real, Porto, Guimarães, Aveiro, Figueira da Foz, Coimbra, Leiria, Viseu, Évora e Funchal.

jornada

Objectivos

• Visa a sensibilização da população em geral para o problema da obesidade infantil.
  • Permite, em relação às crianças e cuidadores (pais e mães), rastrear e diagnosticar as situações de criança: obesa, com excesso de peso, normal e desnutrida.
  • Faculta a oportunidade de um diálogo directo entre cuidadores, crianças e os profissionais de Saúde.

Pela parte da Fundação Cuidar O Futuro, a coordenação científica desta iniciativa coube a Maria Helena Porfírio.