Publicações   —

Ética do Cuidado e Solidariedade Planetária

Pelo 10º aniversário do falecimento de Maria de Lourdes Pintasilgo, apontamento sobre Ética do Cuidado e Solidariedade Planetária.

Maria de Lourdes Pintasilgo continua a agir pela palavra.

Maria de Lordes Pintasilgo (MLP) propõe uma nova atitude ética relacionada com a capacidade de cuidar. Trata-se de uma ética que se vai repercutir em todos os aspetos da vida humana. Neste contexto assume relevância uma nova forma de solidariedade. MLP utiliza a expressão solidariedade planetária como valor que se estende à complexidade do real em vez de se restringir ao mundo social das relações humanas, uma solidariedade completa e abrangente com implicações profundas em cada uma das partes do(s) sistema(s).

Solidariedade enquanto cimento que permite tudo ligar: entre as trocas de energia que ocorrem no átomo ou nos esforços que conduzem às mais espirituais criações humanas existe qualquer coisa invisível a que MLP chama solidariedade.

Nesta perspetiva está igualmente em causa a própria questão da governabilidade dos estados, que exige uma perceção global dos problemas fundamentais da sociedade a serem apreendidos nas suas multiplicidades e interdependências.

Solidariedade é uma palavra inteira na qual se enxerta a cultura do cuidado, garante da existência individual e coletiva e pilar do futuro da humanidade.

Texto inspirado em : “O pensamento de Maria de Lourdes Pintasilgo – contributos para uma educação transdisciplinar centrada no cuidado”, A Ética do Cuidado, pg.69, trabalho realizado por Dora Maria Freitas Cabete sob orientação científica de Maria do Loreto Paiva Couceiro para Fundação Cuidar o Futuro com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Maio 2013.