Ambiente   —

Transitar para a Sustentabilidade no Cuidado: uma conversa tranquila com a natureza

Em homenagem a Teresa Santa Clara a quem se deve o sonho de transformar a propriedade Alto da Praia num lugar de eleição.

Com este Programa a Fundação Cuidar o Futuro tem como objetivo específico recuperar do ponto de vista ecológico a área rural do Alto da Praia (património físico da Fundação Cuidar o Futuro) de forma a devolver ao solo as plantas/espécies autóctones e criar condições para que pássaros e outros animais possam reencontrar o seu habitat dando o tempo necessário a um processo natural de recomposição do solo, introduzir novas plantas autóctones e orientar o curso das águas, uma vez que o terreno está dominado por plantas invasoras tal como se verifica em grandes extensões do Parque Natural de Sintra-Cascais.

Ambiente - Alto da PraiaDo ponto de vista do objetivo geral do Programa pretende-se “Aprofundar e enriquecer o conceito e a prática da qualidade de vida nas suas dimensões social, ambiental, económica e cultural (Estatutos da Fundação Cuidar o Futuro artº4º, 2a), criando um “espaço de aprendizagem de outras vias de ver e cuidar o futuro” enquadrando e estimulando a reflexão e iniciativas que contribuam para a emergência de novos modos de equacionar a relação ecologia-economia (Est. artº3f)

• Espécies invasoras: no terreno do Alto da Praia três espécies invasoras ocupam uma extensão considerável, as acácias (acacia longifólia), as canas (arunda donax) e os chorões (carpobrutus edulis). Estas espécies dominam, alterando a base do ecossistema, impedindo outras espécies de se desenvolverem, assim como afastando a fauna natural da região.
  • Possíveis autóctones: árvores e arbustos: oliveira (olea europeae), carvalho (quercus faginea), pinheiro manso (pinus pinea), sabina negral (juniperus turbinata), lentisco bastardo (phillyrea angustifólia) e outras. Ervas e flores.

Ambiente - Alto da PraiaOutras dimensões específicas da ação incluem: promover o recurso a energias renováveis e formas de reciclagem, nomeadamente recuperação da água das chuvas, um sistema de orientação de águas sujas, reciclar alimentos e outros materiais, instalar um sistema de permacultura, entre outros.

O lema “uma conversa tranquila com a natureza” resume o desafio de promover a interação entre as pessoas que vão habitando e que foram habitando o espaço, a história humana, e a presença envolvente e viva da natureza pela imensidão dos seus elementos: o verde e o azul da vegetação e do mar, as árvores, as plantas, as flores, o vento e a bonança, o sol e a chuva, o céu, a lua e as estrelas…no cuidar a transição para a sustentabilidade.

Este Programa conta na sua conceção com o apoio de Justin Söndergaard da associação Kanela.