Literacia, Mulheres e Liderança   —

Workshop: Mulheres e Liderança

Data: 12 de Maio de 2007
Local: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto.

Introdução

Faltarão formas de liderança que transformem o lugar de decisão num locus vitae? Será que as mulheres contribuem para a construção de novas formas de lidar com a liderança e o exercício de poder?

Estas são algumas das questões centrais do projecto de investigação-acção Literacia Mulheres Liderança da Fundação Cuidar O Futuro, projecto que se realiza «em rede» entre investigadoras portuguesas e de outros países.

A Fundação convida mulheres de diferentes contextos profissionais e académicos a participar num workshop com a finalidade de reflectir sobre as suas experiências de liderança e de igual modo contribuir para a investigação em curso.

O workshop está estruturado em dois tempos. O primeiro tempo será de conversational learning, que consistirá numa inventariação de experiências de liderança e de aprofundamento de conceitos.

O segundo tempo será de investigação qualitativa sob forma de focus group. O focus group, que permite a produção de dados através da interacção em grupo sobre a temática em questão, será gravado em áudio.

As perguntas centrais orientadoras da reflexão serão três:

• Qual a sua experiência de liderança e poder, exercidos por mulheres: por si e/ou por outras?
  • Houve mulheres que a inspiraram a desviar-se de modelos e discursos «dominantes», maioritários? Quais os seus «perfis»?
  • Em termos de poder e tomada de decisão, como não copiar os modelos dominantes?

Sábado, 12 de Maio de 2007

10:00 Recepção dos participantes